Ogundameji



Na ordem de Orunmila, Ogunda Meji ocupa o nono lugar. É o Odu que encarna Ogun, o senhor  do ferro, da tecnologia, da evolução da raça humana. 

A maioria das crianças deste Odu cultuam Ogun, e são corajosas, talentosas e criativas. Possuem imaginação fora do comum, se darão muito bem na vida, criarão sempre oportunidades que favorecerão a si e aos outros. Nascidos dentro desse Odu, serão abençoados com muitos filhos.

Por outro lado, Ogunda Meji, traz alerta sobre lutas, disputas, hostilidades, traições e falsos amigos. Ifa diz que a pessoa esta depositando confiança em alguém, e este não é mecedor da mesma.

Ifa diz, que se essa pessoa esta com problemas financeiros e inimigos no caminho, ela deve fazer oferendas à Ogun e propiciar seu Ori, assim será bem sucedido.

Alagbara ni nsokun Ade, foi um dos que consultaram Ifa para Ogun, e lhe aconselharam que sacrificasse um alfanje, um galo e um inhame assado. Ifa disse que o alfanje seria a chave à prosperidade de Ogun, ele
teria que carrega-lo para onde quer que fosse, e mandaram que comesse o inhame assado. Quando ele estava sedento, ele foi beber água no rio. 

Depois de beber água, ele percebeu que haviam duas pessoas que lutavam pôr causa de um peixe que haviam pescado. Ogun então, aconselha-os a pararem a briga e irem para suas casas e compartilharem o peixe. Eles
se recusam, o primeiro homem diz que veio do leste e o segundo diz que veio do oeste.

Depois de ouvir as explicações deles, Ogun pega o alfanje que tinham dado à ele e aconselhado a sempre leva-lo junto, para partir o peixe em dois. Cada um dos homens pegou sua parte do peixe, pediram à Ogun
que usasse do seu alfanje para abrir um caminho que os levassem de volta para suas casas, e prometem à Ogun enriquecer sua vida, se ele atendesse o pedido deles. 

Assim Ogun fez. E desde esse dia foi chamado de Ogundameji.

Nenhum comentário: